Conheça algumas funções desconhecidas do sistema IOS

Alex
15/08/2020
5 min.
Anúncio

O iOS foi lançado pela Apple em Junho de 2007, através do primeiro iPhone. Inicialmente, esse sistema operacional era chamado de OS 1, e apenas poderia ser utilizado no iPhone.

Diferente do Android, seu sistema é disponibilizado apenas para uso exclusivo em produtos da Apple.

Anúncio

Seu celular possui sistema Android? Então confira o artigo abaixo:

Essa exclusividade ainda divide opiniões, pois o que torna o sistema atrativo pode ser um problema, pois não há muita compatibilidade entre o iOS e dispositivos de outras marcas.

O iOS possui uma criptografia que se destaca dos outros sistemas operacionais. Ele foi desenvolvido visando dar uma maior privacidade aos usuários.

Desde seu lançamento, a empresa busca incentivar seus usuários a atualizar o sistema com freqüência, pois novas versões são freqüentemente disponibilizadas, com recursos exclusivos.

Essas atualizações são feitas uma vez ao ano. Atualmente esse sistema já disponibilizou 12 atualizações, com a 13º já em fase de teste.

O sistema operacional da Apple só passou a se chamar iOS em 2010, com o lançamento de sua quarta atualização.

O iOS 4 foi uma atualização essencial para que a empresa se igualasse à seu competidor direto, o Android. Dessa forma, o sistema cresceu e passou a ser considerado um dos sistemas mais utilizados na atualidade.

Funções escondidas no sistema iOS

  Esse sistema operacional disponibiliza inúmeras funções para seus usuários. No entanto, algumas delas acabam passando despercebidas ou nunca são utilizadas.

Muitos detalhes também não chegam a ser notados pelos donos de aparelhos iOS como o ponteiro do aplicativo “relógio”, que marca as horas em tempo real.

O ícone do aplicativo “mapas” também possui uma particularidade, ele marca a localização real da sede da Apple na Califórnia.

Scanner de documentos

O aplicativo “Notas” do iOS 11 recebeu uma atualização pela qual é possível escanear documentos. Para utilizar essa função, siga as instruções abaixo:

  • Selecione o aplicativo e abra uma nova nota;
  • Pressione o ícone “câmera” e selecione a opção “Scan Documents”;
  • Posicione o documento em uma superfície plana;
  • O documento será digitalizado automaticamente se o aparelho estiver no modo automático. Se for preciso digitalizar de forma manual, clique em um dos botões de volume ou no botão principal de captura;
  • Em seguida, ajuste o documento e pressione a opção “manter escaneamento”;
  • Se quiser escanear outro documento, basta repetir o processo. Se não quiser, selecione a opção “salvar”.

Também é possível assinar em um documento no aplicativo, basta tocar no documento desejado e selecionar a opção “assinatura” dentre as funções disponíveis. Pode-se assinar tanto com o dedo quanto com uma Apple Pencil.

Apagar erros de digitação agitando o celular

Com a última atualização ficou muito mais fácil corrigir os erros de digitação em iPhones.

A função “Agitar para Refazer” permite que o usuário balance o aparelho para apagar uma digitação. É possível utilizar esse recurso em diversos aplicativos para corrigir enganos nos textos digitados.

Para ativar essa função, vá em “Ajustes”, pressione a opção “Geral”, em seguida abra a opção “Acessibilidade” e selecione o modo “Agitar para Desfazer”.

Acessar notificações antigas na tela de bloqueio

Se tiver perdido alguma notificação apresentada na tela de bloqueio, é possível acessar as notificações mais antigas no mesmo local.

Para isso, pressione o meio da tela de bloqueio e arrastar para cima, assim terá acesso às notificações mais antigas do dia.

Reduzir a luminosidade ao máximo

É possível diminuir bastante a luminosidade do aparelho muito mais facilidade, através de 3 toques na tela.

Esse recurso é ideal para quem quer utilizar o aparelho à noite ou economizar a bateria. Para ativar esse recurso, siga o passo a passo abaixo:

  • Em “ajustes”, selecione a opção “Geral”;
  • Em seguida pressione a aba “acessibilidade”;
  • Habilite a função “Zoom” e opte por “Zoom em Tela Cheia”;
  • A seguir dê três toques na tela;
  • Assim que aparecer as opções, pressione a função “Filtro de Zoom”;
  • Em seguida, selecione “Luz Fraca”;
  • Depois de selecionada, toque em qualquer lugar da tela;
  • Volte em acessibilidade e selecione a função “Atalhos de acessibilidade”;
  • Por fim selecione a opção “Zoom”.

Controlar o aparelho com a cabeça – “Rastreamento da Cabeça”

É possível controlar o iPhone ao inclinar a cabeça, definindo os comandos e utilizando a camera frontal. Para habilitar esse recurso, basta seguir alguns passos:

  • Vá em “Ajustes” e abra a página de “Acessibilidade”;
  • Em seguida, selecione a opção “Controle assistivo”;
  • Pressione a opção “Rastreamento de Cabeça” e escolha os comandos desejados.

Ocultar aplicativos

Muitas vezes não utilizamos os todos os aplicativos que já vêm instalados no aparelho. Como eles não podem ser excluídos, é possível ocultá-los, para melhorar o desempenho do dispositivo. Para ativar esse recurso, siga o passo a passo a seguir:

  • No campo “Ajustes”, selecione a opção “Geral”;
  • Em seguida, selecione “Restrições”;
  • Coloque a senha e seleciones os aplicativos que quer ocultar.

Personalizar a vibração para cada contato

É possível personalizar a vibração para notificações e chamadas de seus contatos, para isso, basta seguir alguns passos:

  • Vá em “Ajustes” e, em seguida, “Sons”;
  • A seguir, pressione a opção “Toque”;
  • Toque em “Vibração” e selecione “ Criar nova vibração” e configure a vibração como desejar. Em seguida salve as configurações.

Ignorar ligações não desejadas

É muito comum recebermos diversas ligações de empresas ou trotes durante o dia. O iOS disponibiliza uma função para ignorar automaticamente essas chamadas indesejadas, enviando-as diretamente para a caixa de mensagem. Para ativar esse recurso, siga os procedimentos a seguir:

  • Acesse a função “Ajustes”;
  • Selecione a opção “Telefone”;
  • Em seguida pressione o comando “Silenciar números desconhecidos”.

Tirar fotos com o comando de voz

Outra funcionalidade interessante do iOS é a possibilidade de tirar fotos e selfies sem precisar pressionar nenhum botão.

Para utilizar esse recurso, basta dizer “E aí, Siri” ou manter pressionado o botão “home” e falar algumas das frases de comando da câmera como, “Tirar uma selfie”.

Silenciar notificações

As versões mais recentes do sistema operacional (a partir do iOS 11), possuem algumas funcionalidades para facilitar o controle das notificações, como é o caso das “Notificações Silenciosas”.

Esse recurso possibilita que as notificações sejam exibidas apenas na “Central de Notificações”, sem nenhum tipo de aviso sonoro.

Para ativar esse recurso, é preciso acessar a “Central de Notificações”, selecionar a opção “Gerenciar” e, em seguida, “Receber em silêncio”. Para desativar é preciso apenas repetir o mesmo processo. 

Sleep Mode

Esse recurso é ideal para quem tem o costume de ouvir música no celular antes de dormir. Para fazer a programação do dispositivo, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o aplicativo de relógio do aparelho e clique em “Timer”;
  • Defina a hora que deseja que o aparelho comece e termine de reproduzir a música.

Controle de atividades

Com esse recurso é possível acessar relatórios e alertas para monitorar o tempo de utilização do aparelho para otimizar o tempo.

Com essa função é possível verificar em quais tarefas o usuário gasta mais tempo. Para ativar esse recurso, é preciso seguir alguns passos:

  • Na tela inicial, clique em “Editar”;
  • Em segujda, selecione a opção “Adicionar Widgets”;
  • Depois clique em “Tempo de uso” e em ok.

Chamadas com flash

O iOS disponibiliza um recurso onde é possível ativar o flash sempre que receber mensagens ou chamadas. Para ativar esse recurso, vá em “Ajustes” e selecione o botão de “Acessibilidade”. Depois, basta selecionar a função “Audição” e “Flash LED para Alertas”.

Funções pouco conhecidas do Live Photos

Esse recurso já está disponível em dispositivos iOS desde 2015, mas ainda existem muitas funcionalidades que não são muito exploradas.

As Live Photos podem ser feitas ao clicar no “alvo” na parte superior da tela da câmera.

Se ele estiver amarelo, significa que está ativado e pode fazer gravações de mais ou menos 1,5 segundo antes ou depois que a foto for tirada. As fotos tiradas com esse recurso geralmente têm o dobro do tamanho de uma foto normal.

É possível alterar a “foto real” (foto principal do quadro), selecionando qualquer um dos quadros da foto que foram tirados dentro de 1 segundo e meio.

Uma das melhores formas de utilizar a foto no celular, é definindo como papel de parede. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Vá a “Ajustes” e selecione a opção “imagem de fundo”;
  • Em seguida, pressione a opção “Escolher Nova Imagem de Fundo” e clique na opção “Live”;
  • Por último, selecione a foto desejada.

As Live Photos podem ser utilizadas como papel de parede apenas para a tela de bloqueio.

É possível também tirar Live Photos durante o FaceTime. Para isso, é preciso primeiro acessar e configurar as opções do FaceTime e, sem seguida, selecionar a opção “Live Photos do FaceTime”.

Para tirar Live Photos em uma videoconferência, é necessário que os dois contatos tenham os sistemas iOS 11 ou o macOS High Sierra 10.13 e ativarem a opção de Live Photos.

Também é possível transformar gifs diversos em Live Photos para transformá-los em papéis de parede personalizados.

Anúncio

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade