Conheça algumas funções desconhecidas do sistema Android

ANÚNCIO

Os sistemas operacionais (S.O.) são os programas responsáveis pela criação da interface e pelo gerenciamento das tarefas dos dispositivos.

O Android é um sistema operacional lançado pelo Google para utilização em aparelhos móveis, sendo o sistema mais utilizado atualmente.

Possui sistema IOS? Então confira:

Como surgiu o Android

Após adquirir o Android Inc, em 2005, o Google criou uma divisão de pesquisa especializada em tecnologia móvel com o objetivo de competir com a Microsoft e a Apple.

Em 2009 ele era utilizado em 2,8% dos aparelhos comercializados no mundo. No ano seguinte, o Android já estava presente em 33% dos dispositivos, aumentando para aproximadamente 52% em 2011.

Atualmente, os aparelhos que utilizam esse sistema correspondem a aproximadamente 77% dos smartphones ativos.

Versões do Sistema Operacional Android

Foram lançadas 24 versões desse sistema desde 2009, quando o Android 1.5 Cupcake tornou-se disponível.

Apenas a partir de 2011 foram lançadas versões compatíveis com tablets, como o Android 3.0 Honeycomb e o 4.0 Ice Cream Sandwich. 

Sempre que uma nova versão é lançada, o sistema apresenta melhores funções diversas novidades.

O lançamento do Android 4.1 a 4.3 Jelly Bean elevou o S.O. a um novo nível de modernização. Essa versão foi a primeira a disponibilizar o Google Now, recurso que permitia usar mais de uma conta no aparelho.

As versões lançadas a partir do 5.0 Lillipop tornaram-se compatíveis não apenas em tablets e smartphones, mas também com outros dispositivos, como televisores, relógios e carros.

O Android 8.0 Oreo é uma das versões mais atuais do sistema, possuindo funções bem mais modernas, como Picture in Picture e função de preenchimento automático.

Alguns smartphones já receberam o Android 10, versão mais recente do sistema operacional, a primeira sem nome de doce. 

Ele possui recursos mais modernos e melhora ainda mais o desempenho dos dispositivos.

O Android 10 possui mais de 50 recursos exclusivos, como respostas inteligentes, modo noturno, atualizações de segurança e localização, controle dos pais, legendas ao vivo e 230 novos emojis.

Funções pouco conhecidas das versões atuais do Android

Esse sistema operacional oferece inúmeras funções desenvolvidas para facilitar o uso dos dispositivos.

Elas permitem que os usuários tenham mais conforto e agilidade para cumprir suas tarefas diárias.

Com todas as atualizações e com o lançamento de diversos aplicativos para dispositivos Android, é normal que alguns recursos passem despercebidos pelos usuários desse sistema.

Ignorar ou bloquear um número telefônico

É possível configurar o aparelho Android para ignorar uma chamada ou bloquear um número qualquer de forma automática, sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de aplicativo

Essa é uma ótima forma de assegurar a privacidade e livrar-se de chamadas inconvenientes ou de trotes.

Para ignorar as chamadas de um contato, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o aplicativo “Contatos”;
  • Selecione o contato que quer bloquear;
  • Pressione a opção de configuração do contato (três pontinhos);
  • Selecione a opção “Bloquear números”;
  • Confirme pressionando “Bloquear”;
  • Para desbloquear, basta acessar o contato novamente e pressionar por 2 segundos o número bloqueado. Em seguida selecione a opção “Desbloquear número”.

Muitos aparelhos Android disponibilizam a opção de bloquear o recebimento de algumas chamadas, seguindo o passo a passo abaixo:

  • Na tela inicial do aparelho, pressione o ícone do discador de chamadas;
  • Pressione e mantenha pressionado o número que deseja bloquear até aparecer as opções;
  • Selecione a opção “Bloquear/denunciar spam”.

Desbloquear o celular em lugares seguros (Smart Lock)

É possível programar o celular para desbloquear em lugares específicos, como em casa, por exemplo.

Nesse caso não é preciso usar nenhum tipo de código de bloqueio, como desenho, impressão digital ou o PIN. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • Antes de fazer essa programação, é preciso adicionar um tipo de bloqueio de tela;
  • Abra o aplicativo “Configurações” e pressione a opção “Segurança e local”;
  • Selecione a opção “Smart Lock” e confirme o padrão de bloqueio;
  • Escolha uma das três opções de desbloqueio: “Detecção no bolso”, “Lugares Confiáveis”, “Voice Match” e “Dispositivos Confiáveis”.

Ao selecionar a opção de detecção de bolso, o aparelho permanecerá desbloqueado enquanto estiver em movimento.

Já na opção lugares confiáveis, é possível definir um local por meio do GPS, selecionando uma área do mapa.

Ao selecionar a opção de desbloqueio com a voz, o aparelho será desbloqueado quando o usuário disser “OK GOOGLE”.

Para desbloquear através de dispositivos confiáveis, basta conectar um dispositivo através do Bluetooth. Dessa forma, seu aparelho ficará desbloqueado sempre que ele estiver próximo ao dispositivo confiável.

Melhorar a privacidade do aparelho

Essa função pode ser útil se você quiser deixar que alguém mexa em seu aparelho para ver uma foto, por exemplo, mas não quer que a pessoa acesse outras funções do celular.

É possível habilitar o aparelho para apenas permitir o acesso a algum aplicativo mediante digitação do PIN ou de algum outro código de bloqueio. Para ativar esse recurso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse a opção “Configurações”;
  • Pressione a aba “Segurança e Local”;
  • Habilite a função “Fixação de tela”;
  • Assim que o recurso for ativado, abra o aplicativo que quer fixar e pressione a opção “Visão Geral” (botão quadrado);
  • Deslize a tela para cima e pressione o ícone em forma de alfinete;
  • Em seguida aparecerá uma mensagem informando que a tela do aplicativo foi fixada e que ficará dessa forma até que seja desbloqueada, assim como instruções para desbloquear a função;
  • Com essa opção, não é possível acessar mais nada no celular além do aplicativo fixado.

Existem alguns aplicativos que permitem a adição de senha para acessar as demais aplicações instaladas no aparelho, como:

App Lock

Esse aplicativo permite que seja aplicado o modo de bloqueio (desenho) nos aplicativos e configurar a câmera frontal para capturar a imagem de quem está tentando violar o bloqueio.

Whatslock

O Whatslock permite ativar o bloqueio para redes sociais e as demais configurações do aparelho. Com ele também é possível ocultar vídeos, imagens e arquivos confidenciais.

Ativar a função Picture in Picture (PiP)

Essa função é ideal para quem quer utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo, como assistir vídeos enquanto envia alguma mensagem, por exemplo. 

Essa função é compatível com alguns aparelhos e está disponível apenas para as versões a partir do Android 8.0 Oreo. Para ativá-la, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o ícone “configuração”;
  • Pressione a opção “Apps e notificações”;
  • Selecione a opção “Avançadas”;
  • Pressione a opção “Acesso especial a apps”;
  • Abra a função “Sobrepor a outros apps”;
  • Em seguida, habilite a função nos aplicativos desejados.

Para colocar dois aplicativos na mesma tela, pressione o botão de multitarefas “quadrado”. Pressione a tela um dos aplicativos e arraste para cima para fixá-la. A seguir, selecione o aplicativo para colocar na parte inferior.

Ativar modo escuro

O modo escuro (modo noturno) está disponível apenas para versões a partir do Android 9.0 Pie. Ele é ideal para quem deseja descansar os olhos ou economizar a bateria do aparelho.

No caso do Android 9.0, é possível alterar apenas algumas telas do aparelho. Já no Android 10, essa função está disponível para todas as telas. Para alterar para o modo noturno, basta seguir alguns passos:

  • Acesse o menu “Configuração”;
  • Selecione a opção “tela”;
  • Pressione a opção “Tema do dispositivo” e escolha o tema desejado.

Alguns aplicativos permitem a ativação do modo noturno em aparelhos com versões anteriores ao Android Pie, como o Dark Mode, criado especialmente para ativar essa função.

Atalhos de aplicativos

É possível acessar as principais funcionalidades dos aplicativos sem precisar abri-los. Esse recurso está disponível em aparelhos Android 8,0 ou versões superiores.

O Force Touch é um recurso pelo qual é possível ter acesso ao menu principal do aplicativo ao pressionar por alguns segundos o ícone na tela.

Usar o celular como controle remoto da TV e outros aparelhos

Alguns aparelhos que possuem Infra Vermelho podem ser configurados para atuarem como controle remoto para Televisores e outros aparelhos eletrônicos.

Também é possível ativar essa função em aparelhos que não possuem Infra Vermelho, baixando alguns aplicativos simples, como o Sure Universal Remote, Peel Universal Smart TV Remote Control e o Easy Universal TV Remote

Algumas fabricantes de Smart TV disponibilizam seus próprios aplicativos para serem utilizados como controle remoto. Para encontrá-los, faça uma busca pelas lojas oficiais e aplicativos de seu celular.

Jogos escondidos

Algumas versões do Android possuem jogos escondidos “Easter eggs”, para acessá-los, siga os passos abaixo:

  • Selecione no ícone de “Configuração”;
  • Pressione a opção “Sistema” e selecione “Sobre o dispositivo”;
  • Dê três toques na “Versão do Android”;
  • Em seguida, clique repetidamente sobre o símbolo de sua versão do Android, e mantenha pressionado. Dessa forma abrirá a tela do jogo.

Inserir uma mensagem na tela de bloqueio

É possível inserir uma mensagem para ser exibida na tela de bloqueio do celular. Isso pode ser muito útil em caso de perda do aparelho. Para adicionar a mensagem, acesse:

  • “Configurar”;
  • Selecione a opção “Segurança”;
  • Pressione a opção “Preferências da tela de bloqueio” e, em seguida, “Mensagem de bloqueio”
  • Digite a mensagem e clique em “salvar”.
ANÚNCIO


Conteúdo Relacionado

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

Email: [email protected]


Início Contato Cookies Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade
PIXNEL - CNPJ: 31.320.321.0001-05