Como trabalhar fazendo transmissões de vídeos e lives

Alex
08/07/2020
4 min.
Anúncio

Atualmente o streaming de vídeos tem se tornado muito popular, criando um novo segmento de mercado.

O streaming pode ser ideal para quem deseja ingressar no mundo do empreendedorismo digital.

Anúncio

Essa tecnologia consiste no envio de dados de multimídia para computador e outros tipos de dispositivos, sem prejudicar a conexão ou necessitar de download para que público alvo tenha acesso ao conteúdo.

Através do streaming, é possível fazer transmissões em tempo real, ao mesmo tempo em que baixa o conteúdo que será transmitido. A palavra stream é usada para denominar o ato de transmitir algum conteúdo.

Esse tipo de tecnologia é usado por diversas empresas de entretenimento, como, Netflix, Spotify e Amazon para transmitir filmes, séries em músicas sem precisar de download.

Esse sucesso despertou o interesse de muitas outras organizações, que têm visto o crescimento dessa tecnologia como uma grande oportunidade para gerar lucro com conteúdos próprios.

Live stream

Diferentemente o streaming, o live stream trata-se da transmissão de conteúdos online em tempo real para os aparelhos conectados. O desempenho desse serviço está diretamente ligado à qualidade da conexão do usuário.

Durante as lives é possível interagir instantaneamente com os seguidores. Essa opção é ideal para quem já possui certa experiência com transmissões de conteúdos e possui um equipamento moderno e habilidade em lidar com o público.

As plataformas de live streaming mais conhecidas são, Facebook, Youtube, Instagram.

Como fazer streaming

Para obter sucesso com a criação de streamings, é preciso ficar atento a alguns cuidados:

  • Planejar: Para alcançar o público-alvo desejado, é preciso analisar qual será a melhor plataforma para o segmento e qual o tipo de seguidor deseja atrair;
  • Definir e criar o próprio conteúdo: É importante escolher com cuidado o tipo de conteúdo que deseja produzir, dando preferência para assuntos que estejam em alta. Assim que for escolhido, é preciso se dedicar a ele para que tenha a melhor qualidade possível;
  • Escolher o serviço de streaming ideal: O serviço de streaming é responsável por armazenar e transmitir o conteúdo criado, por isso é importante analisar qual a melhor plataforma e qual disponibiliza um melhor software de edição;
  • Para as lives, é preciso adquirir bons equipamentos de áudio e vídeo. Adaptar a sala de transmissão, adicionando uma proteção acústica também é importante para melhorar a qualidade do som;
  • Fazer um roteiro: Ter um roteiro para os vídeos é importante para que as transmissões sejam feitas com mais fluidez, sem que o locutor se perca no assunto.

Streaming de jogos (Gameplay)

Transmitir gameplay de jogos tem sido uma das formas mais utilizadas por usuários para se profissionalizarem na área dos games, além de ser uma ótima fonte de renda.

Esse tipo de vídeo ganha cada dia mais seguidores, que usam esse conteúdo para aprenderem segredos e táticas de seus jogos favoritos.

Para começar a transmitir jogos, não é preciso ter equipamentos muito caros, pois normalmente a monetização dos vídeos ocorre depois de algum tempo.

Dessa forma o streamer tem a chance de adquirir apenas os equipamentos necessários para fazer a transmissão e comprar novos ao longo do tempo, planejando seus próximos passos.

No caso de jogos de computador, por exemplo, é preciso apenas adquirir uma nova placa de vídeo, processador ou um disco SSD, para obter mais espaço de memória.

Plataformas de streaming e suas monetizações (pagamentos)

Como mencionado acima, escolher a plataforma ideal é muito importante para ter sucesso na transmissão de vídeos e lives. Atualmente existem muitas opções de serviços de streaming.

Youtube

O Youtube disponibiliza aos usuários duas opções de transmissão de vídeos, o modo “Transmitir agora” e o modo de eventos programados.

A plataforma tem buscado aprimorar seus recursos a fim de atrair uma quantidade cada vez maior de usuários.

O Youtube possui uma interface bastante intuitiva. Portanto, para criar um canal e começar a fazer transmissões, é preciso apenas seguir o passo a passo disponível na plataforma.

Para utilizar o Youtube na transmissão de jogos, por exemplo, basta fazer o download do programa OBS e configurá-lo para capturar e exibir o game nas transmissões.

A monetização do Youtube é feita de acordo com o tipo de conteúdo e a quantidade visualizações dos vídeos do canal. Portanto, apenas canais com no mínimo mil inscritos e 4 mil horas de conteúdo transmitidas ao longo de 12 meses podem começar a serem monetizados.

Facebook Gaming

Para ganhar dinheiro com streaming de jogos no Facebook é preciso primeiro criar uma página voltada para esse tipo de conteúdo. Pode-se fazer transmissões utilizando alguns softwares, como o Xsplit, o OBS e o Streamlabs OBS.

Os requisitos para que a página seja monetizada são: Ter pelo menos 10 mil seguidores e receber no mínimo 30 mil visualizações nos vídeos com mais de 3 minutos.

fbgg.jpg

Nimo TV

O Nimo TV é uma plataforma de streaming de jogos, criada pela Huya Inc. Seu foco é em transmissões de jogos para celular. Ela disponibiliza duas opções de entretenimento, a Nimo TV (com canais para espectadores) e a Nimo TV for streamers (com ferramentas de transmissão para criadores de conteúdos).nimotv.jpg

Ela pode ser acessada pela página nimo.tv e pode ser instalada diretamente no desktop. Essa plataforma possui parcerias com diversos streamers cujo foco é transmitir jogos para celular.

O pagamento do streaming é feito em gemas, que podem ser trocadas por dólares. Os valores recebidos variam de acordo com o desempenho do streamer.

Assim como as demais plataformas, o pagamento é realizado de acordo com a quantidade de visualizações dos vídeos, número de seguidores quantidade de horas transmitidas.

Os recebimentos podem variar de U$20 a U$1.200 dólares ao mês, de acordo com o nível do streamer. 

Anúncio

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade