Como solicitar um cartão de crédito sendo menor de idade

ANÚNCIO

Ter um cartão de crédito se tornou uma das coisas mais desejadas por todas as pessoas. Até porque, muitos estão deixando de andar com dinheiro em espécie tanto pela segurança, quanto pela praticidade.

Porém, quanto maior a demanda para cartão de crédito, maiores são as dificuldades encontradas para a aprovação de um. 

Dentre todas as dificuldades que são apresentadas, a maior é a questão de menor de idade não conseguir estar conseguindo um cartão de crédito, pois os bancos só aprovam o crédito para maiores de 18 anos.

Todavia, se eu te dizer que sim, é possível conseguir um cartão de crédito mesmo sendo menor de idade.

Sensacional, não é mesmo?

Neste artigo traremos tudo sobre como conseguir ser aprovado no cartão de crédito mesmo sendo menor de idade.

Como um menor de idade pode ter um cartão de crédito?

É muito importante desde cedo que os jovens aprendam ter responsabilidade, para se tornar no futuro adultos mais conscientes. 

Por isso, uma boa opção para esses jovens são os cartões de crédito, pois desde cedo já começam a ter contatos com as finanças e conseguem se educar financeiramente desde jovem.

Porém, pela lei, menores de idade não podem ter cartão de crédito, ou fazer qualquer tipo de negociação em instituição financeira, como empréstimos, financiamentos e entre outras coisas.

Só que é possível sim ter um cartão de crédito sendo menor de idade. O menor só não poderá solicita-lo, mas com a ajuda dos pais eles podem estar tendo um cartão de crédito, apropriado para esse tipo de público.

Atualmente, um menor de idade consegue um cartão de crédito, através das seguintes alternativas:

Cartão adicional

Esse é uma das formas mais comum que são encontradas para que um menor consiga ter um cartão.

Nesse caso o titular da conta, que geralmente são os pais ou responsáveis, poderá estar solicitando um cartão adicional, que será dividido entre o titular e o adicional.

Pode ser uma ótima alternativa, para os pais ou responsáveis, que desejem estar solicitando um cartão de crédito em sua responsabilidade, para ter um melhor controle sobre o financeiro do menor.

Lembrando que apenas menores com idades maiores de 16 anos poderão ter um cartão adicional.

Universitário

Esse vem sendo uma das coisas mais comentadas nos últimos tempos, que é o cartão universitário. 

Nesse tipo de cartão, estudantes poderão ter acesso a um cartão de crédito, com certas limitações, mas que sim conseguem ter um cartão.

Porém ainda existem muitas discussões sobre se realmente um menor de idade consegue estar adquirindo um cartão universitário.

Existem muitos relatos de pessoas que conseguiram sim.

Pré-pago

Com toda certeza, esse é o mais simples e prático para quem deseja ter um cartão de crédito nos dias de hoje, não importando a idade.

Ele funciona basicamente como um chip de celular pré-pago, você compra o cartão de crédito, onde está presente em diversas lojas, farmácias e supermercados, onde depois de adquirir basta recarregar o cartão com o valor que desejar.

O bom do cartão pré-pago, é que a sua funcionalidade é idêntica a um cartão de crédito, onde você consegue facilmente está realizando compras tanto pela internet, quanto em locais físicos.

Pode ser uma excelente opção para pais ou responsáveis que dão mesadas mensais aos seus filhos, e querem impor um certo limite em questões de gastos mensais do menor.

Todo o processo poderá ser acompanhado pelas empresas que vendem esse cartões pré-pagos, como a Visa.

Emancipação

De acordo com o artigo 4º da constituição federal, menores com idades iguais ou superiores a 16 anos, poderão ser emancipados pelos pais, onde recebem a capacidade civil antes da idade legal, que por lei é 18 anos.

Sendo assim, com a emancipação, menores conseguem ter o direito a requisições que só maiores de 18 teriam, como é o caso da solicitação de um cartão de crédito.

Por isso, com a emancipação um menor de idade consegue estar solicitando um cartão de crédito normalmente.

Sendo assim, uma boa alternativa (mesmo que a emancipação tenha algumas limitações), para os pais ou responsáveis que querem aumentar a independência do menor

Como solicitar cartão de crédito para menor de idade?

Depois tudo que foi tratado anteriormente, você pôde ver que sim, é possível solicitar um cartão de crédito para um menor de idade.

Porém, como fazer isso?

Antes de qualquer coisa você precisa ver qual a melhor opção para você dentre as que citamos anteriormente.

Caso você escolha por cartão adicional ou cartão universitário, você precisará se dirigir ao banco no qual o titular da conta é cadastrado, com os documentos tanto do titular, quanto do menor que irá receber o cartão, e solicitar o cartão adicional ou ver se aquele banco possui contas universitárias. 

Atualmente, os principais bancos do país, já possuem a opção de contas universitárias.

No caso da emancipação você terá que está recorrendo a justiça, para ver as alternativas cabíveis que dão a emancipação para jovens.

Já os pré-pagos, você consegue estar achando facilmente em muitos locais, sem falar que você pode estar solicitando pela própria internet. Bem simples e prático.

Considerações finais

A tendência para os próximos anos, é que todas as pessoas migrem para o cartão de crédito, e utilizem ele como forma principal de compra. 

Assim, evitando o uso do dinheiro de forma física, dando uma segurança e uma praticidade ainda maior para as pessoas.

Por isso, é muito importante que desde cedo, os jovens já comecem a ter um contato maior com questões financeiras, onde o cartão de crédito pode lhe ajudar nessa sua organização e aprendizado.

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve.

ANÚNCIO


Conteúdo Relacionado

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

Email: [email protected]


Início Contato Cookies Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade
PIXNEL - CNPJ: 31.320.321.0001-05