Cartão de crédito: Como conseguir sendo menor de idade

Alex
07/10/2020
6 min.
Anúncio

O cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais utilizados não só no Brasil como em todo o mundo. O dinheiro de plástico está na mão e em pleno vapor de utilização por milhares de pessoas.

Devido às facilidades e praticidade oferecidas é um produto desejado, entretanto, é sabido que existem algumas questões burocráticas quanto a sua aprovação. Dentro dessas questões um impasse que pode ser encontrado é a questão da idade, será que é possível conseguir um cartão de crédito sendo menor de 18 anos?

Anúncio

Para alegria dos jovens presentes, podemos dizer que sim, isso é possível.  No decorrer desta matéria veremos que cartões são esses, como é possível solicitar, além de comentar alguns termos e conhecimentos interessantes acerca do cartão de crédito.

Como conseguir um cartão de crédito sendo menor de 18 anos

Apesar de a legislação Brasileira ser taxativa quanto a negação para aquisição de cartões de crédito por menores de 18 anos, você pode ter tal benefício se enquadrando em algumas situações. Vejamos.

Ser emancipado

Aqueles menores de idade que foram emancipados podem assumir responsabilidades de alguém que atingiu a maioridade, o que inclui o cartão de crédito.  Emancipação é adquirir a capacidade civil antes de atingir a idade legal para isso, portanto, ocorrem tais permissões.

Trabalhar

É permitido o trabalho para adolescentes que possuam no mínimo 16 anos, com trabalhadores Celetistas comuns. Ainda é possível que adolescentes trabalhem ao atingirem 14 anos de idade, dentro do programa conhecido como lei de aprendizagem. 

Ao se vincularem como empregados dentro de uma organização faz-se necessário a abertura de uma conta para recebimento de salário, juntamente com a solicitação do cartão débito é possível solicitar a função crédito junto ao banco, após passar pelas devidas avaliações de crédito e comprovação da referida renda.

Ser dependente de titular

O titular de cartão de crédito pode solicitar vias para dependentes que desejarem, tais solicitações podem ser feitas em nome do filho ou dependente menor de idade, com a solicitação de cartão adicional ou cartão de crédito para filho.

Visto que o titular será maior de idade e, portanto, plenamente em gozo de sua capacidade civil, é permitido obter o cartão adicional. O titular será responsável pelo seu cartão e pelos adicionais solicitados.

Ser Universitário

Para aqueles jovens universitários é possível realizar a solicitação de um cartão universitário junto ao banco. Um dos maiores cartões universitários atualmente é o Santander Play, do banco Santander. 

O mesmo pode ser solicitado diretamente via internet e oferece benefícios como prazo de 40 dias para pagamento, participação no programa esfera, parcelamento de fatura em 24 vezes, saques em dinheiro em  todo território nacional.

Bom, já que você agora conhece as possibilidades existentes para os menores de 18 anos, vamos então falar sobre os benefícios de se ter um cartão de crédito.

Benefícios de ter um cartão de crédito

Construir crédito: estabelecer um histórico de pagamento responsável com um cartão de crédito é uma das maneiras mais fáceis de construir e melhorar sua pontuação de crédito. Uma pontuação de crédito mais alta pode ajudá-lo a garantir melhores condições em futuros empréstimos, como financiamento, por exemplo. Provavelmente você não pensa muito sobre isso agora, mas vai por mim, você vai querer ter construído um bom número no seu score lá na frente.

Ganhe recompensas: você pode usar um cartão de crédito para ganhar recompensas nas compras que já está fazendo. Muitos cartões oferecem dinheiro de volta em compras(cashback)  ou descontos em viagens, por exemplo.

Proteções adicionais: Os cartões de crédito oferecem melhor proteção contra fraudes do que os cartões de débito. Muitos cartões de crédito também vêm com benefícios como proteção de compras.

Controle os gastos: se você gosta de fazer um orçamento ou apenas ficar de olho em suas compras, usar um cartão de crédito para todos os seus gastos pode tornar mais fácil ver todas as suas transações em um só lugar. Alguns emissores permitem que você classifique os gastos por categorias.

Mas lembre-se: os cartões de crédito têm inúmeros benefícios, mas não melhorarão sua saúde financeira se não forem usados ​​de maneira adequada

Provavelmente você tenha ficado interessado em fazer um cartão depois de ler esses benefícios. Não querendo jogar água em toda sua empolgação, é claro, precisamos, sobretudo, falar também sobre a realidade e as responsabilidades que são inerentes.

Como funcionam os saldos e pagamentos de cartão de crédito?

Quando você ouve a frase “saldo do cartão de crédito” , pode significar uma de duas coisas:

Saldo atual: indica a contagem atual de cobranças em seu cartão (mais quaisquer juros e taxas). É quanto você deve no seu cartão em um determinado momento.

Saldo do extrato: é quanto dinheiro você deve no final de cada ciclo de faturamento. Os cartões de crédito exigem pelo menos que você faça um pagamento mensal mínimo.

Os cartões de crédito são cobrados mensalmente. Se você fizer compras no cartão e pagá-las integralmente na data de vencimento, não pagará juros sobre essas transações. Entretanto, se você não puder pagar o valor total e manter um saldo, o saldo restante rola e começa a acumular juros.

No vencimento de sua fatura mensal, você só precisa fazer um pagamento mínimo para manter sua conta em dia. No entanto, você deve tentar pagar o máximo possível de seu saldo; caso contrário, as taxas de juros podem aumentar e dificultar o pagamento das dívidas.

Lembre-se de que você também pode efetuar um pagamento em seu cartão de crédito a qualquer momento – não apenas quando o saldo do seu extrato vencer. Se pagar pequenas quantias ao longo do tempo funcionar melhor para você do que fazer um pagamento maior uma vez por mês, considere fazer isso.

Se você está preocupado em esquecer de pagar, configure um pagamento automático para pelo menos o seu pagamento mínimo ajudará a garantir que você não termine com um pagamento atrasado em seu relatório de crédito. Os alertas também podem ajudar, seja para lembrá-lo de pagar sua conta ou para evitar gastos excessivos, informando que seu saldo atingiu um determinado valor.

Como escolher o cartão de crédito ideal?

Para escolher o cartão ideal você precisa fazer uma análise das opções que existem e verificar a que melhor se encaixa nas suas necessidades e perfil. Depois de decidir que tipo de cartão de crédito gostaria de ter em sua carteira, é hora de solicitar um cartão de crédito . Se você sabe qual cartão deseja, ou com qual banco ou emissor prefere trabalhar, normalmente é possível se inscrever diretamente online.

Se você não tiver certeza de qual cartão deseja ou se não tiver certeza de qual é o seu direito, você pode experimentar uma ferramenta  gratuita para obter ofertas personalizadas de cartão de crédito com base em seu perfil de crédito. Depois de selecionar um, você enviará a solicitação para análise  com o emissor do cartão de crédito.

Para se inscrever, você precisará fornecer algumas informações pessoais e financeiras básicas, como sua renda, por exemplo. Em alguns casos, você receberá uma decisão imediata. Você pode, no entanto, ter que esperar que sua inscrição seja analisada antes de saber se foi aprovado ou recusado. Se você for recusado por motivos relacionados ao seu crédito, pode fazer uma análise da sua atual situação.

Como funcionam os cartões de crédito

A forma mais comum de usar cartões de crédito é como método de pagamento diferido. Este método de transação funciona como um empréstimo.

Um banco ou emissor de cartão de crédito oferece acesso a uma quantia fixa em dinheiro – conhecida como seu limite de crédito. Você pode usar parte ou todo esse dinheiro. Mas, como qualquer empréstimo, você terá que pagar o dinheiro de volta. O cartão fornece uma linha de crédito e é conhecido como crédito rotativo . O crédito rotativo é um empréstimo que basicamente retorna ao valor total conforme você paga o crédito usado.

Quer você obtenha um cartão de crédito de um emissor de cartão de crédito bancário ou não, o banco ou o emissor atua como o credor. Esse credor está lhe emprestando dinheiro em troca da sua promessa de que os reembolsará integralmente antes do vencimento.

Taxas de cartão de crédito

Os bancos e emissores de cartão de crédito lucram cobrando juros, mas também cobrando taxas de cartão de crédito.

A taxa mais comum que as pessoas conhecem é a taxa anual. Essa é uma taxa cobrada em alguns cartões em troca do privilégio de obter vantagens adicionais pelo uso dos cartões – como recompensas – ou em troca do banco ou emissor assumir o risco de conceder crédito a você. Muitos cartões estão disponíveis sem cobrança de taxa anual .

Uma taxa comum de cartão de crédito é uma taxa de pagamento atrasado. Quando você faz um pagamento após a data de vencimento do pagamento ou deixa de fazer um pagamento, uma taxa é adicionada ao seu cartão. 

Uma taxa de adiantamento em dinheiro é quando você retira dinheiro do saldo disponível do cartão de crédito em um caixa eletrônico ou cheques de conveniência. A taxa pode ser uma taxa fixa ou uma porcentagem da quantia em dinheiro que você retirar. 

Taxas de adiantamento de dinheiro também podem ser cobradas quando você usa seu cartão de crédito como dinheiro. Essas transações incluem coisas como comprar uma ordem de pagamento ou enviar dinheiro para outra pessoa.

Antes de solicitar um cartão de crédito, sempre verifique os termos do cartão para garantir que você esteja confortável com as taxas que o cartão está cobrando. Você também pode usar taxas ao comparar os cartões para encontrar o que melhor atende às suas necessidades e orçamento.

Anúncio

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade