Quem não quer ganhar uma renda extra todo mês, um dinheiro que se pode contar para viajar com a família, realizar um sonho ou investir no futuro?
Como tudo na vida, é preciso se esforçar para ganhar mais, pois nada cai do céu. Então veja alguns truques e ideias para se ter uma renda extra, em casa!
Definindo valores
Para saber o quanto de dinheiro se quer ganhar com renda extra, é preciso primeiro fazer uma relação de todas as despesas gastas no mês.
Isso facilita na hora de calcular o valor que ainda falta para completar as despesas, guardar para alguma meta ou comprar um objeto que se deseja tanto.
Listando as despesas fixas e variáveis
Deve-se fazer uma lista das despesas e os valores delas, vamos conferir o exemplo:
Fixas: aluguel e condomínio, financiamento de carro ou casa, empréstimos, água, luz, internet, plano de saúde e etc.
Variáveis: compras de supermercado ou de lojas no geral, gastos com combustível do carro e etc.
Feita a lista, agora deve-se somar todas essas despesas e verificar se o salário recebido no mês consegue cobri-las, ou se o valor ganho com a renda extra será destinado para pagar essas contas fixas e variáveis.
Renda extra: colocando a mão na massa
Há uma infinidade de atividades de renda extra que podem ser feitas em casa mesmo, usando apenas a criatividade, disciplina, foco, determinação e objetivos claros.
Ideias para renda extra – truques para colocar em prática
– Revender perfumes e outros produtos importados pela internet, sem precisar ter uma loja física.
– Revender produtos físicos ou digitais na internet sendo afiliado (alguém que revende produtos de outras pessoas).
– Se você manja bem na cozinha, pode ser um Pizzaiolo, garçom ou garçonete nos finais de semana e ganhar uma boa renda extra.
– Para quem se dá bem com computadores, pode fazer serviços de freelancer para empresas de computação, tecnologia da informação e etc.
– Fazer a tradução de documentos, textos e artigos do inglês para o português ou outro idioma.
– Vender deliciosos doces, como brigadeiro, beijinho, cajuzinho, bolo no pote e etc.
– Pode-se vender também lanches naturais, saladas de fruta no pote, marmitas fitness, salgados, tortas, bolos de festas e entre outros alimentos.
– Venda as roupas, objetos e calçados que não usa mais, através da internet.
– Usa pouco o seu carro? Que tal ganhar uma renda extra com ele, trabalhando de Uber, motorista particular e outras opções?
– Pode-se fazer artesanatos simples e vendê-los aos vizinhos e familiares, como por exemplo porta-joias, porta-canetas e chinelos decorados.
– Para quem sabe fazer maquiagens, penteados, manicure e pedicure, pode oferecer esses serviços na internet, e depois ir até as clientes. Muitas pessoas procuram esses serviços quando precisam ir a um casamento, recepção, formaturas, aniversários e etc.
– Gosta de animais? Existem aplicativos que oferecem a oportunidade de cuidar dos animais de vizinhos, familiares e outras pessoas, recebendo-se um determinado valor em troca.
– Pode-se dar aulas particulares para crianças, adolescentes e adultos, seja em matérias normais ou em novos idiomas, como o inglês, francês e espanhol.
Agora, basta escolher uma das atividades (ou mais de uma!) de renda extra para colocar em prática e o quanto se quer ganhar de dinheiro com elas.
Avalie também:
- Seu público-alvo (para quem é o seu produto ou serviço);
- Qual é o seu tempo de produção (em quanto tempo prepara os salgados, doces etc);
- Quem é a sua concorrência e qual o valor cobrado por eles pelos mesmos produtos;
- Crie um diferencial para seu produto ou serviço, algo que os seus concorrentes não possuem;
- O valor final do seu produto ou serviço – já incluso o lucro e as despesas de produção (capital de giro);
- Como será feita a divulgação desses serviços? Pelas redes sociais, e-mails, WhatsApp?
- Ofereça aos parentes, amigos, conhecidos e familiares;
- Os produtos e serviços devem ser da mais alta qualidade, bem como ser padronizados;
O brasileiro já possui um espírito empreendedor, por isso é fácil se aventurar em uma nova atividade profissional. Muitos deles acabam transformando a renda extra em renda principal, surgindo uma nova profissão, caminhos, metas e muitos sonhos realizados.