Carregando Conteúdo...

Como aumentar a velocidade da internet fácil e rápido

Anúncio

Você até que queria jogar, mas a internet não colabora! Talvez você nem goste de jogos. Só queria assistir um filme, mas o streaming fica só carregando. Sabemos que o Brasil, no geral, tem uma internet lenta. Entretanto, às vezes não tem a ver com o plano da assinatura ou a quantidade de pessoas conectadas. Na maioria dos casos, seu problema com internet lenta pode ser resolvido em alguns cliques. E sabemos que este é um problema de muitos. Inclusive, era o nosso problema também. Entretanto, descobrimos como aumentar a velocidade da internet de um jeito muito simples e prático. Quer aprender? Então, vem com a gente!

Por que minha internet é tão lenta?

Essa é a pergunta de muitos. Se você contratou um plano de 100 megas, por exemplo, pode estar usando apenas 50 megas. Entretanto, isso não quer dizer que estão roubando seus megas, mas ainda quer dizer que você precisa fazer algo para resolver isso. Afinal, você pagou para usar 100 megas, e não apenas 50, não é? Aceitar isso seria o mesmo que comprar um par de tênis e receber apenas um dos pés. Até que dá para usar o que veio, mas não é nada prático.

Anúncio

Portanto, vamos agora aprender como aumentar a velocidade da internet e driblar esse problema.

Como aumentar a velocidade da internet?

Como o objetivo deste artigo é te ajudar a aumentar a velocidade da internet de um jeito fácil, nós teremos algumas opções para que você possa escolher. Ou até mesmo, testar todas elas. Você é quem sabe!

A primeira opção, que é mais fácil e rápida é através de um aplicativo. Já na segunda opção, você só precisará do seu smartphone. Em ambas situações, você estará fazendo a mesma coisa. A diferença é que na primeira opção, o aplicativo é quem vai fazer o trabalho por você.

O que é DNS e como isso influencia a velocidade da internet

Antes de falarmos dos aplicativos, vamos fazer uma breve explicação sobre DNS. Esta sigla será importante nesta tarefa. Se você realmente não está no clima de entender sobre o assunto, então, pule para os aplicativos e teste um deles. Caso queira entender, fique aqui com a gente.

DNS é a sigla, em inglês, para Domain Name System. Ele é como um tradutor. Ele facilita a comunicação entre o que você pesquisa e o que a máquina de buscas lê, o que são “idiomas” diferentes. Você digita letras, mas a máquina fala em números. O DNS transforma sua linguagem para a máquina entender e te traz um resultado.

Se você digitar www.Google.com, por exemplo, o papel do DNS é traduzir isso para números. Esses números são chamados de IP. Geralmente, um endereço de IP é escrito desta forma:

222.22.222.222

Quando os resultados demoram a aparecer, uma das possibilidades a considerar é que o DNS que você está usando não funciona muito bem na sua região, por exemplo. Sendo assim, uma opção seria mudar o DNS. É como se você estivesse procurando um tradutor mais profissional, entende?

E agora que você entendeu o papel importante do DNS, nós vamos te mostrar como mudar o DNS do seu aparelho.

Aplicativos que ajudam a aumentar a velocidade da internet

Como já falamos anteriormente, os aplicativos irão facilitar o processo de mudar o DNS, deixando-o mais fácil e rápido. Escolha um dos aplicativos abaixo para mudar o DNS do seu aparelho:

DNS Changer

Primeiro, confira a rede Wi-fi a qual você está conectado. É a sua rede, de fato, ou conectou à outra por acaso? Fazemos essa pergunta porque se você usa várias redes Wi-fi na sua vizinhança, seu celular pode conectar a outra e receber uma conexão mais lenta, pois está mais longe do roteador.

Se é a sua rede mesmo, então, vamos para o próximo passo.

Segundo, baixe o aplicativo DNS Changer e mude o seu servidor.

A interface do aplicativo é bem interativa e fácil de usar. De início, o DNS Changer estará conectado ao DNS da Google, que é considerado um dos melhores. Entretanto, não é toda região que poderá aproveitar bem esse DNS. Sendo assim, vamos aprender a usar outros DNSs e encontrar um que seja ideal para aumentar a velocidade da sua internet. Está bem?

Para encontrar outro DNS, clique no botão que indica Google. Você será levado à uma página com muitas opções de DNS. Alguns que você pode testar são:

  • Cloudflare;
  • ADguard DNS;
  • Quad9;
  • OpenDNS.

Por fim, vá experimentando um por vez até encontrar um que te dê uma internet de qualidade. Ao escolher um, clique em close (ou fechar) e estando de volta à tela inicial, clique em Connect (ou conectar). Aparecerá uma solicitação de conexão. Então, é só confirmar e esperar a conexão ser estabelecida. Agora, é só experimentar e analisar se a velocidade da internet aumentou ou não.

Speedy DNS Changer

O Speedy DNS Changer funciona da mesma forma que o DNS Changer. Ou seja, ambos mudam o servidor que seu aparelho usa para se conectar à internet.

Para mudar o servidor usando o Speedy DNS Changer, baixe o aplicativo e clique em Select DNS Server. Você verá que há inúmeros servidores americanos ao seu dispor. Assim como no app anterior, faça testes e analise qual deles se saiu melhor no seu caso. Os mesmos DNSs citados anteriormente também poderão ser testados no Speedy DNS Changer.

Como mudar o DNS no próprio celular para aumentar a velocidade da internet?

Por outro lado, você também pode mudar o servidor manualmente através das configurações do seu smartphone.

Estando em configurações, clique em conexões. Então, selecione a rede Wi-fi que está usando e clique na engrenagem ao lado. A seguir, clique em Avançado e perceba que as Definições IP estão como DHCP. Mude para estático e role a tela para baixo. Salve o endereço de IP atual. E vá até DNS 1 e DNS 2 (DNS primário e secundário). Estes sãos os servidores de DNS que você irá mudar. Eles são os melhores servidores de DNS públicos.

OpenDNS

DNS 1: 208.67.222.222

DNS 2: 208.67.220.220

Cloudflare

DNS 1: 1.1.1.1

DNS 2: 1.0.0.1

QUAD9

DNS 1: 9.9.9.9

DNS 2: 149.112.112.112

Assim, insira os endereços de IP nas lacunas equivalentes de cada DNS. E então, salve e reinicie o celular para testar a nova conexão.

Dicas extras para ter uma conexão Wi-fi rápida

Bem, ainda temos algumas dicas extras para te ajudar a ter uma conexão mais rápida. Elas são super simples, mas poderão fazer uma enorme diferença no resultado.

  1. Quando a internet estiver oscilando, apenas desconecte o roteador da tomada por um tempo. Um minuto já é suficiente;
  2. Dobre algumas das antenas do roteador para que a rede Wi-fi expanda seu alcance;
  3. Compre um segundo roteador e conecte ao primeiro. Isso porque esta prática pouco conhecida pode ajudar a estabilizar a rede.
  4. Se o plano de internet for antigo, então considere contatar seu provedor para mudar para um plano atual. De repente, seu provedor já tem opções mais potentes, só que você não tem acesso a elas;
  5. Ou ainda, mude para o Wi-fi 6 ou 6E. Assim como existem conexões 3G, 4G e agora 5G, também existem versões de Wi-fi. Sendo assim, informe-se com seu provedor de internet para saber quais as opções de Wi-fi que eles têm.

Enfim, esperamos que teste algumas delas e finalmente consiga aumentar a velocidade da internet. Ainda assim, se caso nenhuma dessas opções sejam o que estava procurando, veja

Anúncio

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade