O significado oculto por trás dos comportamentos do seu cão

ANÚNCIO

Desde muito tempo, o homem tem o desejo de compreender a linguagem dos animais, principalmente do comportamento do cão, afinal os cachorros são os melhores amigos dos homens. 

Mas, sabemos que muitos donos de cachorros conseguem se comunicar bem com os seus cães, como se estivessem conversando com os pais ou com os filhos, por exemplo.

Devido aos amplos estudo sobre a comunicação entre o homem e os animais, foi possível ter uma maior compreensão acerca desse assunto, e aprender cada vez mais sobre a mente canina. 

E aí, você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Para descobrir o significado dos comportamentos do seu cão, continue acompanhando o nosso artigo de hoje!

Pernas longas

Quando os cachorros levantam as patas travesseiras, eles podem estar querendo se expressar! Um dos principais significados das pernas longas dos cachorros é o sinal de carinho. 

Portanto, quando os cachorros alongam as pernas, às vezes, eles só querem abraçar os seus donos. 

Porém, se o cachorro levantar as patinhas enquanto conversa com outros animais, pode ser apenas um sinal de que o animal está se divertindo!

Mastigar os móveis 

Assim como as crianças, os cachorros também têm a mania de mastigar os brinquedos e outros objetos que estejam ao seu redor. Isso faz com que, muitas vezes, os animais mastiguem os móveis da sua casa.

É normal que os cachorros mastiguem os móveis da sua casa, se eles foram filhotes. Isso faz com que se tenha um alívio da dor de dente!

Porém, se o seu cachorro não for mais filhote, e ele continua mastigando os móveis da sua casa, pode ser sinal de outra coisa. Esse comportamento não é normal, e o ideal é fazer uma consulta com um médico veterinário.

É válido ressaltar que esse comportamento pode ser decorrente da falta de prática de atividades físicas, caso o seu animal esteja com energia acumulada. Portanto, se o seu cachorro estiver fazendo isso, uma boa opção é passear com ele no parque, por exemplo!

Latido dos cachorros 

O latido dos cachorros pode representar vários significados, e esses dependem muito da situação. 

Se o seu cachorro estiver latindo a todo momento, sem parar, pode ser o indicativo de algo urgente, e que há algum tipo de perigo eminente.

Mas, se um cachorro estiver com um latido mais macio e suave, ele pode apenas querer que você brinque com ele.

Já se o latido for mais alto, pode ser a indicação de dor! Portanto, o latido do cachorro pode ter vários significados diferentes, e vale a pena descobrir a causa.

Tempo de busca 

Você sabia que nem sempre os cachorros estão dispostos a pegar uma bola ou qualquer outro objeto? Por isso, há várias possibilidades de motivos do cão trazer um brinquedo para você.

Uma das possibilidades é que o animal segure os brinquedos com a boca com o objetivo de te agradar.

Às vezes, os cachorros fazem isso para ganhar o seu respeito e demonstrar que tem confiança em você! Assim, o cachorro consegue confiar tanto em você, que compartilha até os seus bens mais preciosos.

Os cachorros também podem oferecer um brinquedo para demonstrar como estão felizes em vê-lo e mostrar o carinho dele por você.

Uma boa dica é sempre pegar todos os brinquedos que o seu cachorro quiser te dar. Assim é possível manter uma relação mais equilibrada com o animal.

Bocejar 

Nós bocejamos apenas quando nos sentimentos cansados ou entediados com alguma situação. Já os cachorros bocejam com o objetivo de projetar uma imagem de submissão, no geral, ou de confiança em relação a você.

Porém, há várias razões que podem fazer o animal bocejar. Se o seu animal bocejar bastante, por exemplo, isso demonstra que ele está bastante relaxado!

O ato de bocejar dos cães também pode representar nervosismo. Por isso, muitos cachorros bocejam de forma repetitiva nos consultórios veterinários, por exemplo. Afinal, essa é uma forma do animal de lidar com o nervosismo.

Há também a possibilidade do animal bocejar como forma de controlar a sua ansiedade ou entusiasmo antes de passear, por exemplo. Por isso, para entender os motivos do bocejo do cachorro, a melhor opção é procurar entender melhor a situação na qual ele se encontra.

Balançar o corpo

Quando o seu animal balança todo o corpo dando várias mexidas, saiba que isso é a representação de que o animal está feliz!

Portanto, se o seu cachorro estiver esticando as pernas para cima ou para o lado e balançando todo o corpo, é um excelente sinal. Então, continue cuidando direitinho dele, pois assim é possível ter um animal muito mais feliz ao seu lado.

Porém, vale lembrar que se o seu cachorro estiver se mexendo o tempo inteiro, pode ser sinal de outra coisa, como irritação ou coceira no corpo. Além disso, eles também podem fazer isso para chamar atenção. Nesse caso, o ideal é dar a atenção necessária para o cachorro e tratá-lo, se ele tiver algum problema.

Expressão do rosto do cachorro 

Muitas pessoas ficam tristes quando saem de casa e deixam o seu cachorro sozinho. Em geral, as expressões tristes dos cachorros deixam os seus donos angustiados. 

Se o animal estiver tranquilo quando você sair de casa, não se preocupe! Isso demonstra que ele tem confiança que sempre poderá contar com você, a qualquer momento. Por isso, é sempre importante prestar atenção nas expressões do animal.

Andar de trás para frente 

ANÚNCIO

Você já percebeu que o seu animal está andando de um lado para o outro? Nesse caso, o cachorro pode estar excitado, entediado e nervoso, e por isso é necessário avaliar a situação do animal!

Se o cachorro estiver andando em círculos, pode ser um sinal de que o animal deseja brincar! Então, pare um pouco de fazer as suas tarefas, e dê atenção para o seu bichinho para alegrá-lo!

Apontando o focinho

Quando o cachorro congela o seu olhar para um lugar específico, chama-se “apontar o focinho”. Em geral, os animais fazem isso com o objetivo de caçar! Portanto, se tem alguma coisa que chama a atenção do animal, ele irá apontar o seu focinho.

Vale lembrar que a maioria dos cachorros faz isso, e esse é um instinto do animal no qual você não precisa se preocupar!

Inclinar a cabeça

Em geral, os cachorros inclinam as suas cabeças para compreender melhor o que está sendo dito por você! Na maioria das vezes, os donos falam com os seus cachorros em um tom de voz mais alto, e quando ele muda esse tom, o cachorro inclina a cabeça para entender melhor o que está sendo dito.

Vale lembrar que os cachorros podem até não entender palavra por palavra do que está sendo dito, mas eles conseguem ter uma boa compreensão sobre a linguagem corporal e o tom da voz. Por isso, quando eles desejam entender melhor o que está sendo dito, os cachorros tendem a inclinar a cabeça, ou andar para frente e para trás, por exemplo.

Resumindo, a inclinação da cabeça do cachorro ocorre porque ele tenta ajustar a sua orelha com o intuito de ouvir melhor os ruídos. 

Cheirando o ar 

Você sabia que os cachorros utilizam o seu olfato com diferentes finalidades? Isso porque esses animais têm milhões de receptores olfativos – muito mais do que os humanos, inclusive. Por isso, os cachorros conseguem ter um olfato muito mais aguçado do que os humanos. 

Quando os cachorros cheiram o ar, pode ser indício de algum perigo se aproximando. Por isso é necessário ter bastante cuidado quando os animais fazem isso.

Quando os cachorros cheiram o ar, eles tendem a ficar imóveis. Na maioria das vezes, eles ficam calados, com o intuito de disfarçar a sua presença e fazer com que suas presas não os vejam.  

Vale lembrar que o cachorro tem o olfato muito aguçado: eles conseguem diferenciar outros animais, insetos, pessoas da mesma família e até mesmo diferenciar gêmeos idênticos pelo cheiro.

Virar a língua 

O cachorro tende a virar a língua quando sente que fez alguma coisa errada, e essa é uma forma do animal se desculpar. Portanto, isso acontece quando o animal sabe que fez alguma coisa de errado e faz isso para se desculpar.

Quando os animais fazem isso, eles também tendem a fazer um rosto de inocente para tentar disfarçar o seu erro. Portanto, os cachorros fazem xixi no chão, por exemplo – e sabem que isso é errado – eles tendem a fazer caras de inocentes e revirar a língua para tentar se desculpar.

Alongamento 

Os humanos alongam o seu corpo com o objetivo de despertar, e fazem isso após uma soneca ou cochilo, por exemplo. Porém, com os cachorros é diferente! Geralmente, os cachorros se alongam para demonstrar carinho e amor para o seu dono.

Portanto, se você chegar em casa e o seu animal estiver se alongando, saiba que essa é uma demonstração de amor do animal! E isso não é uma indicação que ele estava dormindo, e sim que ele tem muito carinho pelo seu dono.

Expor a barriga 

Você sabia que o cachorro deseja se expressar quando ele expõe a barriga? Na maioria das vezes, a intenção do cachorro é demonstrar que ele te respeita e tem uma certa submissão por você. Isso também pode indicar que o animal deseja brincar com você.

Se você brincar com o animal, ele sempre entenderá que deverá expor a barriga para conseguir brincar com você. Nesse caso, o animal também pode rolar de costas e se curvar, com o objetivo de expressar e conseguir “conversar” com o seu dono.

Dobrar a cauda 

Em geral, quando os animais colocam os rabos entre as pernas, ele quer demonstrar que está angustiado. Os animais dobram a sua cauda quando estão se sentindo culpados, assustados ou envergonhados

Portanto, nunca é um bom sinal quando o animal fica com o rabo entre as pernas. Nesse caso, é muito importante confortar o cachorrinho e proporcionar a sensação de segurança para o animal. 

Então, faça carinho no seu animal e fale com ele utilizando a voz suave. Uma boa opção é também dar algumas comidinhas gostosas para o cachorro.

Levantar as patas

Quando os cachorros levantam as patas, essa é uma indicação de que o animal quer brincar ou simplesmente deseja ficar perto de você. Em geral, os cachorros mais pequenos e jovens tendem a levantar as patas com o objetivo de chamar a sua atenção.

Quando o animal quer comer ou brincar com você, ele tende a levantar a patinha com o objetivo de se divertir ou se alimentar! Por isso, dê atenção ao seu animalzinho quando ele levantar as patinhas.

Cauda do animal 

Você sabe o que representa quando o animal abana a cauda? Isso quer dizer que o animal está emocionando e bastante feliz. Mas lembre-se: se o animal abaixar o rabo enquanto abana pode ser sinal que ele é submisso ao seu dono.

Além da ideia de submissão, isso pode demonstrar que o animal se encontra insatisfeito, indisposto e confuso. Mas, se o animal abana o rabo bem alto, é sinal de que ele está muito feliz e que ele deseja se divertir bastante. 

Se você deseja confirmar se o seu cachorro está feliz, é só olhar para o rabo e para os olhos do animal! Assim é possível perceber se o animal está contente. 

Arrastar o traseiro 

Muitas pessoas, quando veem o seu cachorro arrastando o seu traseiro pelo chão, começam a rir porque acham engraçado. Porém, quando o cachorro arrasta o seu traseiro pelo chão, isso é indicação de que tem algo de errado!

Isso porque esse arrastado pode indicar que o animal está sentindo algum tipo de desconforto, e nesse caso, o ideal é levar o animal para o médico veterinário, o mais rápido possível.

Descansar no pé do dono 

Quando o animal está descansando no seu pé é indicação de que ele quer proteger o seu dono e que é muito leal. Muitos donos de animais se irritam quando os animais descansam nos seus pés, porém, esse é um sinal muito bonito e fofo por parte do cachorro.

Além disso, essa reação do animal demonstra que ele quer ficar o mais perto de você possível! Isso demonstra lealdade por parte do animal, e ocorre porque os cachorros gostam de dormir juntamente com a sua matilha.

Se você é um bom dono, que proporciona amor e carinho pelo animal, ele entenderá que você é a família dele, e por isso irá sempre querer ficar por perto.

Sacudir os ouvidos 

Você já percebeu quando alguns cachorros tocam os seus próprios ouvidos? Isso indica que o animal está fazendo esforço para ouvir o que você está falando. 

Na maioria das vezes, o animal faz isso quando ouve algum tipo de barulho que não é familiar e tenta descobrir o que é. Portanto, se você ver o seu animal batendo os ouvidos, não se preocupe e o ajude a escutar melhor!

Se lamber

É muito comum vermos os animais se lamberem, não é mesmo? Essa atitude do cachorro indica que ele deseja limpar o seu corpo. Na maioria dos casos, o animal está se sentido sujo ou bagunçado, e por isso tem essa atitude.

Porém, é válido ressaltar que essa lambida pode indicar dor por parte do animal. Se o cachorro lamber muito as suas patas e pernas, ele pode estar sentindo algum tipo de dor. Nesse caso, é importante levar o animal para o veterinário.

Enrugar o focinho 

Os cachorros possuem diferentes formas de demonstrar o seu humor, e um deles é enrugando o seu focinho. Em geral, quando os animais torcem o seu focinho, eles querem indicar sinal de agressividade. 

Isso também ocorre quando o animal rosna e mostra os seus dentes. Nesse caso, recomendamos que retire o animal da situação, pois ele pode estar se sentindo muito desconfortável. 

Em geral, quando os animais fazem isso, eles se preparam para atacar, quando achar que for necessário. 

Apoiar o peso corporal 

O seu cachorro tem a mania de se apoiar em você? Isso é muito normal e a maioria dos cachorros fazem isso! Essa é uma demonstração que o animal está querendo te abraçar, e não que eles são preguiçosos. 

Endireita a cauda 

Quando os animais endireitam a sua cauda, o principal objetivo é demonstrar excitação ou confiança. A maioria dos animais faz isso quando encontra outros cachorros!

Além disso, se o cachorro manter o seu rabo ereto, é sinal de que o animal está à espera de um desafio. Incrível, não é mesmo? Por isso, é muito importante sempre se manter alerta com o seu animal.

Quando o animal se encontra feliz, o seu rabo fica mais nivelado com o resto do seu corpo. E, se o animal estiver com o rabo entre as pernas, é indicação que ele está envergonhado.

E aí, gostou das nossas dicas? Para continuar acompanhando mais informações, continue acompanhando o blog.

ANÚNCIO


Conteúdo Relacionado

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

Email: [email protected]


Início Contato Cookies Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade
PIXNEL - CNPJ: 31.320.321.0001-05