1961 Chevrolet Impala Sport Coupe – V8 409

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Em 1961, a Chevrolet introduziu duas coisas que se tornaram tema de adoração para os seguidores de um novo culto dos anos 60 – um culto à produtividade. 

Estamos falando do lendário motor V8 409 e do pacote Super Sport (SS). Esse motor foi o precursor da série Chevrolet V8 de motores de bloco grande e, em 1962, sua fama se espalhou por todo o país com a canção “409” dos Beach Boys. 

Esse motor foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da Chevrolet liderado por Vincent Piggins baseado em um motor V8 348 W de 5,7 litros, mas suas câmaras de combustão não eram em forma de cunha, mas hemisféricas. 

Com um único carburador de 4 câmaras, ele alcançou 360 cv, mas isso estava longe do limite, como os americanos viram no ano seguinte. 

No entanto, ainda em 1961 o Chevrolet Impala SS 409 tornou-se líder no campeonato de corridas de arrancada, cobrindo um quarto de milha (Aproximadamente 400 metros) em 13,2 segundos. 

O motor V8 409 estava disponível apenas com uma transmissão manual de braço dobrado de 4 velocidades, pois as transmissões automáticas Powerglide e Turboglide eram incapazes de lidar com seu torque.

Quanto ao pacote SS, ele incluía molas resistentes e amortecedores, freios a tambor maiores com revestimentos de metal, pneus mais largos com listras brancas estreitas, rodas especiais de 14 polegadas, direção hidráulica, tacômetro na coluna de direção e uma alça de cabine em frente ao banco do passageiro. 

Todo este equipamento só pôde ser encomendado para carros equipados com motores V8 348 ou V8 409, a fim de melhorar o seu desempenho de direção e se destacar na multidão. 

Na variante SS, o preço do carro chegou a $5.380, o que não contribuiu para aumentar as vendas. 

Em 1961, apenas 473 cópias do Chevrolet Impala SS foram construídas, das quais 142 estavam com um motor V8 409. Quase todas eram capas rígidas de 2 portas. 

Ao mesmo tempo, o número total de carros Impala vendidos durante o ano foi de cerca de 491.000 unidades.

Como nos modelos 1959-1960, o Chevrolet Impala 1961 foi baseado em um chassi em forma de X separado com uma distância entre eixos de 119, mas recebeu uma carroceria completamente nova com um balanço traseiro mais curto. 

O detalhe cromado com um inserto contrastante passando por toda a lateral caiu para trás em um ligeiro ângulo para subir acentuadamente na frente da traseira com uma protuberância em forma de V no meio. 

Na frente, as aberturas apareceram acima da grade do radiador, mas não tão arrojadas como em 1959. 

As tradicionais luzes traseiras triplas do Impala foram feitas em forma de lunetas. O painel interno foi totalmente redesenhado 

Painel Interno: agora era um retângulo impressionante com dois planos côncavos com nervuras, um dos quais era um velocímetro linear e o outro – três medidores circulares.

Em 1961, o Impala era a série mais cara da Chevrolet.

Era oferecido em seis estilos de carroceria: um sedã de 2 portas (disponível apenas naquele ano), uma capota rígida de 2 portas (Sport Coupe), uma capota rígida de 4 portas (Sport Sedan), um sedã de 4 portas, um conversível e uma perua Nomad de 5 portas. 

O sedã de 2 portas e a capota rígida tinham um teto em forma de vela com pilares finos conhecidos como “bubbleback”, enquanto o sedã de 4 portas e a capota rígida tinham um teto plano com pilares C largos. 

Além do motor V8 409, o Impala estava equipado com um V8 Turbo-Fire 283 de 4,6 litros, e um V8 348 Turbo-Thrust de 5,7 litros com 250, 280, 305, 340 ou 350 cv, dependendo da taxa de compressão e do número de carburadores. 

O motor básico era um motor Hi-Thrift 235 em linha de 3,9 litros com 135 cv.

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