Carregando Conteúdo...

Como identificar plantas pelo celular? (Apps gratuitos)

Anúncio

Deparou-se com uma planta nova e não faz ideia do que ela seja? Então venha descobrir como identificar plantas pelo celular usando apenas fotos. É muito simples, rápido e gratuito.

Saber o nome das plantas que você tem é muito importante. Afinal, isso facilita a busca por informações a respeito do cuidado que ela precisa. Além disso, imagina só você começar a cultivar uma planta por sua beleza e não fazer ideia do quão venenosa ela é. Por isso, não perca tempo! Venha descobrir conosco como identificar plantas pelo celular. Estes apps podem te surpreender de tão bons que eles são.

Anúncio

E antes de falarmos dos aplicativos, gostaríamos de dar algumas dicas para tirar uma boa foto e ter um resultado melhor:

  • Procure um lugar iluminado ou ilumine-o, se precisar;
  • Espere a câmera focar antes de tirar a foto;
  • Tente deixar a planta no centro da imagem;
  • Se a planta tiver flor, faça a flor aparecer na imagem. Isso ajuda na pesquisa.

Com essas dicas em mente, vamos falar dos aplicativos que te ajudarão a descobrir o nome de qualquer planta.

Google Lens

Talvez muitas pessoas não saibam, mas é possível descobrir o nome de basicamente qualquer coisa apenas com a câmera do seu celular. E as plantas não ficam de fora dessa lista. Isso porque o Google tem um aplicativo chamado Google Lens. E para usar este recurso do Google é muito simples. Basta abrir o navegador do seu celular. Na página inicial, você verá que dentro da caixa de pesquisa do Google há três opções: uma lupa, uma lente colorida e um microfone. Como você já deve saber, a lupa é para pesquisar por texto, o microfone é para pesquisar por mensagens de voz e o outro ícone é o Google Lens. Com ele você pode pesquisar por imagem. Que incrível, não é?

Como usar o Google Lens para identificar plantas por foto?

Primeiramente, clique no ícone do Google Lens para ativar sua câmera e posicione seu celular na direção da planta desconhecida. A seguir, tire uma foto clicando no botão da lupa bem no meio da tela. Agora, é hora de deixar o Google fazer sua pesquisa. Ele basicamente irá buscar imagens parecidas com a que você tirou. Então, lembre-se de tirar uma boa foto para aumentar a precisão do seu resultado.

Pode ser que esteja sem internet no momento que vir a planta desconhecida. Ou ainda, sua mãe te mandou uma imagem e quer que você descubra que planta é aquela. Não se desespere! Também é possível usar o Google Lens para pesquisar por fotos que estão na galeria do seu celular. Neste caso, fará algo é um pouquinho diferente. Porém, não muda quase nada. Veja só!

Para usar o Google Lens para pesquisar por uma imagem de sua galeria, abra o navegador, clique na lente colorida da caixa de pesquisa e pressione o botão ao lado esquerdo da lupa. Ele tem o símbolo de uma imagem. Aquele botão te leva à galeria do seu celular. E então, basta selecionar a foto da planta desconhecida que o Google já começa a pesquisa. Dependendo da qualidade da imagem, em questão de segundos você já saberá que planta é.

O que fazer se o Google Lens não identificar minha planta?

Pode ser que mesmo tirando uma foto clara, com foco e bom ângulo o Google Lens ainda não consiga identificar a planta que você está pesquisando. Se isso acontecer com você, repita o processo de tirar foto e pesquisar algumas vezes. Memorize o nome da planta que mais aparecer nas suas pesquisas e procure saber mais sobre ela. Seja através de vídeos, textos ou outras imagens. Conforme você for pesquisando, terá mais certeza se é ou não.

Plantnet

O Plantnet também é um ótimo aplicativo para identificar plantas por foto. Ele está disponível para Android e iOS e, assim como o Google Lens, é fácil de usar e não te cobra nada por isso.

Quando baixar o aplicativo, verá que o layout é bem parecido com o outro app que já comentamos aqui no Pixnel, o PictureThis. No menu que fica na parte inferior da tela inicial, você tem alguns botões.

Primeiro, temos o ícone de uma planta. Com a localização ativada (e internet disponível), você receberá várias sugestões de plantas que são comuns na sua região. No segundo botão, o botão com algumas pessoas, é possível criar grupos ou participar de grupos existentes. O terceiro botão é o da câmera. O quarto botão (com alguns traços e pontos) servirá para pesquisar plantas de todos os lugares do mundo. Dá para pesquisar por gênero, espécie, país… Enfim, você é quem escolhe. O mesmo pode ser feito acessando o menu superior direito com nome Flora mundial. E por último, temos o botão do seu perfil.

Como identificar plantas por foto com Plantnet?

Se não sabe como identificar plantas pelo celular usando Plantnet, saiba que os recursos são semelhantes ao Google Lens. Acima do menu, no centro da tela, você verá um grande botão com uma câmera. Ele será usado para quando você quiser tirar fotos. E o botão do lado esquerdo é para buscar imagens na galeria. Se observar bem, verá que até o ícone do botão é igual ao botão do Google Lens. Muda apenas a cor. Isso facilita muito para quem está usando o aplicativo pela primeira vez, pois as imagens parecidas tornam o app mais intuitivo.

Ao clicar no botão da câmera, posicione-a bem e clique no círculo cinza. Se a imagem ficou boa, confirme e espere o resultado. Após isso, escolha qual parte da planta você está pesquisando. Você pode escolher entre folha, flor, fruta, casca, tipo biológico, por exemplo. Sendo assim, escolha qual opção se encaixa melhor com o seu caso.

O Plantnet irá te dar algumas opções de plantas com a porcentagem de chance de ser cada uma delas. Abaixo da sua imagem terão imagens que o Plantnet usa para fazer a comparação. Outra forma de identificar a planta correta, é clicando no nome científico dela e então, observar suas folhas e frutos. Por fim, analise qual delas se parece mais com a sua e clique em validar.

Leafsnap

Com a mesma proposta dos apps anteriores, o Leafsnap promete a te ajudar identificar plantas pelo celular da forma mais simples possível. Para tirar uma foto ou usar foto da sua galeria, o processo é bem semelhante ao Plantnet. E mesmo sendo parecido, decidimos incluir o Leafsnap na lista porque quem usa o aplicativo gosta muito da experiência. Então, ele pode ser também uma opção viável para quem deseja descobrir como identificar plantas pelo celular gratuitamente. Aliás, o leafsnap também é considerado mais preciso. Isso porque ele consegue descobrir o nome de plantas que outros aplicativos não conseguem.

Passando pelo processo de identificação, você irá receber mais alguns detalhes a respeito da planta que está pesquisando. Como, por exemplo, a família a qual a planta pertence, nomes comuns e até recomendação de informações na Wikipedia ou através do contato com o Plantuse.

Além disso, o aplicativo está disponível em pelo menos três idiomas diferentes. O que é muito útil para expandir ainda mais seu conhecimento a respeito das suas ou de outras plantas que te interessem.

GardenAnswers

O app GardenAnswers também é outra opção para os aficionados por plantas. Entretanto, apesar de muito bom, até o presente momento ele não tem uma versão em português. Se isso não te incomodar, tenho certeza que terá uma boa experiência com o aplicativo.

Falando do seu método para identificar plantas pelo celular, é bem parecido com os demais. Além disso, o GardenAnswers indica que não se pode tirar foto de várias flores ao mesmo tempo para descobrir sua planta. Sendo assim, selecione apenas uma das flores e tire uma foto com um bom ângulo. Em adição às suas instruções, eles afirmam que precisam apenas das sementes, folhas e flores para trazer um resultado satisfatório. E se não encontrar uma planta igual à sua, é só arrastar o dedo para cima e procurar pela opção de ajuda profissional.

Conclusão: Qual é o melhor app para identificar plantas pelo celular?

Esta é uma pergunta um tanto difícil de responder, pois pode ser que o seu objetivo seja simplesmente identificar plantas pelo celular. Ou ainda, além de descobrir novas espécies de plantas, você também queira receber dicas de cuidados, interagir com uma comunidade que ama plantas, ou até receber a ajuda de especialistas. A melhor forma de descobrir qual é o melhor app para identificar plantas é testando, mesmo.

Ademais, outro conselho que damos é não usar apenas um deles, porque pode acontecer de um app não conseguir identificar a planta desconhecida ou indique um nome errado. Então, recebendo diferentes opiniões você poderá analisar qual nome aparece com mais frequência em suas buscas. Além disso, tenha em mente que até a mais inteligente das máquinas está sujeita a cometer erros. Portanto, mesmo que os aplicativos de plantas prometam até 98% de precisão, eles podem errar. Quando isso acontecer, peça a ajuda das comunidades ou de especialistas. Dessa forma, acreditamos que você obterá o melhor de todos os recursos disponíveis aos amantes de plantas.

Anúncio

O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas. De Curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade