Aplicativo IBGE – Monitore as estatísticas do país

O aplicativo IBGE vem para permitir que você acompanhe todas as principais estatísticas que cercam o Brasil, considerando toda a sociedade nas esferas municipais, estaduais e federais.

Pensando nisso, aqui você vai conferir tudo sobre esse app, incluindo as informações, novidades e a importância de ter acesso a ele. Vamos lá!

Aplicativo IBGE – Como funciona

Primeiramente, é válido destacar o que é o IBGE, já que existem brasileiros que não sabem bem como esse instituto funciona.

Dessa forma, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que tem vínculo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Mas o que isso significa?

Na prática, é o instituto de pesquisa e reúne todas as informações importantes do país em diversos segmentos e órgãos.

Isso quer dizer que reúne dados demográficos, âmbito social, agropecuária, economia, preços e muitas outras.

Toda a pesquisa é ampla e realizadas em formato de amostra. Ou seja, são realizados questionários nas cidades para chegar a um resultado.

Justamente por isso, todas as casas e apartamentos podem ser entrevistados, mas isso não significa que serão.

Então, através dos dados obtidos são produzidos relatórios que avaliam diversos setores civis.

É importante dizer que o principal foco do IBGE é garantir que o Governo, na totalidade, saiba como os brasileiros estão vivendo, o que estão fazendo e outras características.

Logo, dá para desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida, incentivar a abertura de vagas de emprego e assim por diante.

Como funciona?

Diante disso tudo, o aplicativo do IBGE permite que você tenha acesso a todas essas informações recolhidas pelo instituto. Já que nem sempre são compartilhadas em sua totalidade.

Assim, você terá indicadores como:

  • Índices de preços;
  • Notícias de atividades;
  • Dados censitários;
  • Econômicos;
  • Recursos naturais e meio ambiente;
  • Estatísticas da agropecuária, etc.

Lembrando que o acesso à informação é a principal arma para você saber o que está acontecendo no local onde vive, como os demais brasileiros estão vivendo e o que acontece fora da bolha da sua vida.

E, se você está para realizar a sua primeira prova no Detran, confira app lançado pela empresa para usar e melhorar as suas chances.

Vantagens do aplicativo IBGE

A principal vantagem do aplicativo é o acesso à informação, para você ter uma visão mais clara sobre o Brasil e o que realmente acontece nele.

Como utiliza dados coletados do público que realmente vive no país, permite que você tenha uma amostra mais fiel sobre diversos setores civis.

Da mesma maneira, o Governo usa esses dados para fazer parcerias, criar projetos, subsídios, normas e afins. Ou seja, para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

Por exemplo, as instituições governamentais usam essas pesquisas para novas políticas públicas, planeja ações para melhorar a vida em sociedade e assim por diante.

Afinal, é através dessas informações que podemos saber o nível de pobreza, desemprego, fome, uso de programas sociais e muitos outros.

Sendo assim, tenha em mente: informação é poder!

Como baixar e começar a usar

Agora é hora de começar a usar o seu aplicativo.

Então, o primeiro passo é acessar a loja de aplicativos do seu celular, ou clique aqui para ser redirecionado rapidamente.

Agora, você clica em “instalar”, aguarda a finalização e já consegue abrir o app.

Na página inicial você já tem acesso ao menu, barra horizontal na parte inferior da tela, e aos principais conteúdos publicados pelo instituto.

Ou seja, você também se manterá bem informado sobre os últimos tópicos.

Clicando em “indicadores” você consegue ver os resultados relacionados a preços, comércio, serviços, indústria e muitos outros.

Já na aba “calendários”, você tem acesso ao que vai acontecer durante os próximos meses, basta ir clicando nos dias.

Por exemplo, no dia 27 de outubro de 2022, vai acontecer a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal.

Mas, no dia 9 de novembro de 2022, estão marcados:

  • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola;
  • Pesquisa de Estoques;
  • Pesquisa Mensal de Comércio;
  • 1º Prognóstico da Safra.

Você também pode conferir quais serão as próximas divulgações, que aparecem logo abaixo.

Um dos pontos interessantes é a aba “síntese”, onde você escolhe ver por estado ou por município.

Ao selecionar o seu município, você verá a área territorial, população estimada e do último censo, salário médio, PIB, mortalidade infantil e muitos outros dados.

Por fim, na aba “extras”, você pode enviar um feedback, entrar em contato com o canal de atendimento, ativar as notificações ou conferir as redes sociais.

Para conhecer outros apps e acompanhar todas as novidades, fique de olho aqui na Pixnel e tenha tudo o que precisa a um clique de distância.


O Pixnel trás diariamente artigos sobre os mais variados temas: de curiosidades interessantes a dicas relacionadas a jogos e aplicativos. Sinta-se a vontade para nos enviar sugestões por nossa aba de contato ou através das redes sociais.

E-mail: [email protected]
Facebook Pinterest
Inicio Contato Isenção de responsabilidade e direitos autorais Política de Privacidade